Em solenidade prestigiada, FIEP inaugura Centro de Formação Profissional na cidade de Caaporã

A cidade de Caaporã e toda região do Litoral Sul da Paraíba ganhou nesta terça-feira, dia 16/10, um importante espaço voltado à formação profissional. Foi inaugurado pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha, o Centro de Formação Profissional Robson Braga de Andrade, na cidade de Caaporã.

Em solenidade prestigiada, FIEP inaugura Centro de Formação Profissional na cidade de Caaporã

A cidade de Caaporã e toda região do Litoral Sul da Paraíba ganhou nesta terça-feira, dia 16/10, um importante espaço voltado à formação profissional. Foi inaugurado pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha, o Centro de Formação Profissional Robson Braga de Andrade, na cidade de Caaporã.

A solenidade de inauguração contou com a presença do presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade, que foi homenageado, dando seu nome ao novo Centro do SENA. Estiveram presentes ainda autoridades políticas, como o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, o desembargador, Joás de Brito, os deputados estaduais Branco Mendes e Lindolfo Pires, o deputado federal Efraim Filho, além do prefeito de Caaporã Kiko Monteiro, o vice-prefeito Saulo Veloso, vereadores, moradores e também o Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima.

O Centro do SENAI em Caaporã, possui uma estrutura de automação industrial, conta com a  Universidade Chevrolet, onde a GM vem realizando o treinamento dos seus mecânicos da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. No espaço existe ainda uma estrutura com laboratórios de Informática, e de Instalação Predial Industrial. A proposta do CFP é atender de modo permanente, a região de Caaporã, incluindo as cidades do Conde, Alhandra, Pitimbu, Pedras de Fogo, e até mesmo a cidade de Goiana- PE.

O prefeito de Caaporã comemorou o grande beneficio que contribuirá com o desenvolvimento da cidade. “Tenho certeza que com a qualificação profissional ofertada pelo Senai, a população de Caaporã terá mais chances de conseguir o tão sonhado emprego. A prefeitura será uma grande parceira do Senai Caaporã e quem ganha com isso é o nosso povo”, disse Kiko Monteiro.

Para o governador Ricardo Coutinho, a chegada deste novo Centro de Formação Profissional do Senai na Paraíba é algo de extrema importância para a qualificação da mão de obra local. “A indústria precisa de profissionais capacitados e esse tipo de unidade contribui para a formação dos jovens, oferecendo cursos que dialogam com a demanda do mercado de trabalho. Esse Centro vai trazer um impacto positivo enorme para Caaporã e toda esta região. Acreditamos que ensinar uma profissão ao jovem é o caminho para que ele tenha um futuro melhor, hoje já temos 47 Escolas Técnicas funcionando no Estado, preparando os alunos para o mercado”, comentou Ricardo Coutinho.

“Este momento é ímpar para mim, porque hoje estamos inaugurando duas escolas do SENAI, numa região que costumo chamar, de região do abraço fraterno entre a Paraíba e Pernambuco. Uma região integrada de desenvolvimento, onde estão situadas todas as cervejarias grandes desse país, além da Jeep, a Divix, fábrica de vidros planos, do lado de Pernambuco, e aqui na Paraíba estão as cimenteiras, Brenand, Lafarge, Elizabeth, Intersemente, Votorantim, e muitas indústrias sistemistas da Jeep também vieram pra cá, além disso, o Governo do Estado está instalando um Distrito Industrial vizinho aqui ao nosso Centro de Formação Profissional, e tudo isso fez com que pensássemos que era fundamental instalar um Centro do SENAI, em Caaporã”, comentou o presidente da FIEP.

Durante discurso, o presidente da CNI, falou sobre a importância do Centro e agradeceu a homenagem. “Vir a Paraíba é sempre uma alegria, pode voltar a esse Estado que tem dado um grande exemplo ao Brasil, de Homens Públicos, de Gestão, de Pessoas que tem trabalhado em prol do desenvolvimento do Brasil, e na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, essa realidade é replicada, a FIEP tem dado toda essa contribuição para o Brasil, para a CNI, para a Indústria Brasileira. Hoje de maneira especial me sinto gratificado de estar aqui, pela homenagem que o Francisco Gadelha presta a mim, e a minha família. Agradeço a todos, e tenho certeza que essa homenagem é de uma generosidade, de uma pessoa que vem se dedicando de uma maneira muito voluntaria ao desenvolvimento da Paraíba. Tenham certeza que essa é uma das homenagens mais bonitas que já recebi, principalmente por se tratar de uma estrutura que vai propiciar a formação de pessoas, a qualificação de jovens, que poderão a partir de agora sonhar com um futuro melhor, para si, para sua família e para o Brasil”, enfatizou Robson Braga de Andrade.

Já no começo da tarde, a comitiva se deslocou até o Distrito Industrial de João Pessoa, onde aconteceu a inauguração do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecção.

“Ao longo dos seus 70 anos o SENAI tem se destacado como o maior fomentador de Educação Profissional, o maior complexo de Formação Profissional da América Latina, tem dado a sua contribuição em todos esses anos de forma inequívoca e fundamental para o desenvolvimento do nosso país, de fato. E o Centro de Formação Profissional vai  qualificar os jovens de Caaporã e de municípios do entorno, como os Estados vizinhos de Pernambuco, Rio Grande do Norte, através  do laboratório da GM. Já o Instituto SENAI terá um outro papel importante, porque no momento estamos discutindo a indústria do futuro, e precisamos de estrutura que possa qualificar, e requalificar a nossa mão de obra trabalhadora, porque de fato, o grande desafio é colocarmos os nossos trabalhadores, dentro do que chamamos de Indústria 4.0, e aqui no SENAI teremos um espaço favorável para esse processo”, enfatizou o Ministro.

Fonte: Portal do Litoral