Obras da PB-034 começam na Ponte de Cupissura diz João Azevedo em solenidade na cidade de Caaporã

O Governo do Estado autorizou, na manhã deste sábado (24), a restauração da PB-034 que vai beneficiar, diretamente, 41 mil moradores dos municípios de Alhandra e Caaporã. O investimento na obra é superior a R$ 11 milhões e os recursos são provenientes do Tesouro Estadual. O trecho BR-101/Alhandra/Caaporã possui 20 km de extensão e as obras no local serão iniciadas na próxima segunda-feira (26).

Na cidade de Caaporã, a solenidade de assinatura aconteceu na Praça do Colorido com presença de lideranças políticas locais e da região. Participaram da solenidade o deputado Branco Mendes, prefeito Kiko Monteiro, vereadores de Caaporã, secretários, prefeito de Alhandra Renato Mendes, deputado Edmilson Soares, deputado Veneziano Vital do Rêgo, os ex-prefeitos da cidade Manoel do Fumo e Jeane Nazário, além do secretário João Azevedo que representou o governador, e principalmente da população.

Após assinar a Ordem de Serviço da obra na PB-034, o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevêdo, destacou o empenho do Governo do Estado em melhorar a malha rodoviária estadual e lembrou que esta gestão retirou todas as cidades paraibanas do isolamento asfáltico.

“A entrega e autorização de obras tem sido uma rotina neste Governo. Hoje autorizamos o início das obras da restauração da PB-034 que vai trazer mais segurança e tranquilidade para os motoristas que passam pelo local, além de promover o desenvolvimento das cidades de Caaporã e Alhandra. São mais de R$ 11 milhões de investimento e os recursos já estão garantidos”, afirmou João Azevêdo, destacando que o início das obras será pela ponte de Cupissura, por orientação do prefeito e do deputado Branco Mendes.

O prefeito de Caaporã, Kiko Monteiro, comentou que a estrada é uma via de passagem e escoamento de produção agrícola muito importante na cidade. “Esta é uma obra bastante desejada pelo povo e fundamental para o desenvolvimento da região. A restauração da estrada vai dar mais qualidade de vida para os que passam cotidianamente pelo local. Dentro do projeto está inserida a obra da Ponte de Cupissura, em atendimento aos apelos da população por nossa indicação e do deputado Branco Mendes. Solicitamos que a obra tenha início pela ponte e o secretário João Azevedo nos atendeu”, afirmou o prefeito.

Branco Mendes lembrou que a obra é uma luta antiga e hoje começou a se tornar realidade. “A partir da próxima semana as máquinas já estarão na cidade para dar início às obras. Duvidaram, torceram contra e me criticaram, mas nunca desisti de lutar pela recuperação da rodovia PB-034 que liga o distrito de Mata Redonda até Alhandra e também ao município de Caaporã. Agradeço ao Governador Ricardo Coutinho que atendeu ao nosso pleito e durante a manhã deste sábado tivemos a alegria de assinar a ordem de serviço no valor de aproximadamente 12 milhões de reais para realização desta conquista para o litoral sul”, disse o deputado.

O parlamentar também informou que a verba Estadual para construção de uma escola já está na conta da Prefeitura de Caaporã, como também o valor de 150 mil, referente a uma emenda parlamentar de sua autoria para compra de veículos que serão utilizados pela Educação. Ele falou sobre as obras da PB-044 no trecho de Acaú, em Pitimbu, informando que a empresa que realizará o serviço de restauração da via já foi licitada, é a mesma que fez as obras da PB-018 na cidade de Conde, e até o início do mês de abril estará iniciando as obras em Pitimbu.

A PB-034 vai passar por serviços como: terraplenagem em cortes e aterros, reciclagem da camada de base com edição de 30% de brita, recapeamento asfáltico da pista de rolamento e dos acostamentos em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), recuperação e limpeza do sistema de drenagem, roçada manual e sinalização horizontal e vertical. Cerca de 1.250 veículos passam pelo local.