Programa Rota do Saber apresenta resultados positivos na educação municipal de Caaporã

Investir na melhoria da Educação: esse é o propósito do Programa Rota do Saber, criado pela Fiat Chrysler Automóveis (FCA), em parceria com o Instituto Qualidade do Ensino (IQE) e Prefeitura Municipal de Caaporã, por meio da Secretaria de Educação. O projeto, que tem como foco o ensino fundamental, busca uma mudança estrutural do ensino, promovendo a qualificação dos educadores, através de métodos de ensino mais eficazes e a integração da escola com a comunidade.

Nesta quarta-feira (21) foram apresentados os resultados da avaliação semestral.

De acordo com a secretária de Educação, 16 escolas, 16 gestores, 90 professores de português e matemática e 2.688 alunos estão inseridos no projeto em Caaporã. Essa importante parceria que já dura um ano e meio promoverá ao longo de três anos a qualificação profissional.

O programa começou com um amplo diagnóstico da rede municipal de ensino, avaliando os conhecimentos e as habilidades dos alunos beneficiados. Nesse trabalho, foram identificados os potenciais e as principais dificuldades. Com esse panorama toda a etapa de qualificação foi estruturada por ações focadas na resolução de cada problema detectado – em cada escola, turma e estudante.

Professores e alunos seguem juntos um novo caminho para o futuro. O percurso que começa na escola municipal, tendo como ponto de partida o educador, passa pelo estudante, pela família e, consequentemente, a comunidade.

Os educadores do município participaram de diversas formações e capacitações pelo Qualiescola ao longo do ano, para que os estudantes pudessem desenvolver habilidades na leitura, interpretação de texto e matemática.

A secretária de Educação afirmou que a parceria com a Jeep é sem dúvida o ponto fundamental  para o desenvolvimento educacional e social para o município. “Além da contribuição que daremos para transformar Caaporã em uma cidade educadora, queremos que no futuro tudo isso continue sendo lembrado e posto em prática”, explicou ela.

O coordenador de projetos sociais da FCA, Fernando Elias, e a Coordenadora Geral do Instituto Qualidade no Ensino (IQE), Iran de Fátima Freitas, destacaram a importância da parceria com a Prefeitura de Caaporã, através do prefeito, para se alcançar os resultados positivos.

No ano passado, 32% dos alunos proficientes aprenderam.

Já este ano, 35% dos alunos aprenderam perfeitamente as matérias de português e matemática.

O programa deixará como legado para a cidade uma rede municipal de ensino mais qualificada, com a formação de uma equipe própria e permanente de formadores, dentro da Secretaria da Educação dedicada à manutenção das ações e diretrizes implantadas.