Parceria entre prefeitura de Caaporã e INCRA assegura crédito produtivo para o assentamento Capim de Cheiro

A agricultura familiar tem recebido cada vez mais atenção na gestão do prefeito de Caaporã, Cristiano Monteiro. Nesta segunda-feira, 21, a Prefeitura e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), realizaram um evento no assentamento Capim de Cheiro, zona rural do município, com o objetivo de reforçar o Termo de Cooperação firmado entre a Prefeitura e INCRA, possibilitando a liberação do Projeto “Fomento Mulher”, no valor de R$ 5.000,00, com carência de um ano para cada mulher do assentamento. Foram apresentados um total de 70 Projetos “aproximadamente’’, o que soma um montante de R$ 350.000,00 destinados a agricultura familiar, tendo custo zero para os assentados.

Estiveram presentes na reunião com os agricultores e representantes do Incra, o prefeito Kiko Monteiro e o secretário de Agricultura, Jorge Luiz dos Santos.

Outra novidade conquistada através da ação da gestão municipal junto ao Incra, é que depois de  24 anos de muita luta, será iniciado o processo de georreferenciamento do perímetro do assentamento. A conquista se deu através da iniciativa do prefeito caaporense, que apresentou a empresa AGROPROSA – EMPRESA AGROPECUÁRIA DE ELABORAÇÃO DE PROJETO SOCIAIS E AMBIENTAIS, com especialização em elaboração de Projeto técnico (produtivos/sociais/Ambientais) para realizar o mapeamento da área rural, ação que serve para a regularização registral de imóveis e beneficiará 107 famílias sem custos adicionais, pois a Prefeitura fica responsabilizada por esse importante projeto.

Organização da Reunião

A organização foi da Diretoria do assentamento Capim de Cheiro para promover a articulação e mobilização da comunidade.

Um dos pontos principais do encontro foi buscar novos resultados e melhorias no desenvolvimento de ações que estão sendo planejadas e executadas pela Prefeitura Municipal de Caaporã. Outro objetivo foi apresentação do trabalho de Georreferenciamento, além de estabelecer diálogo com a comunidade, setores públicos Federais (INCRA) e instituições estaduais (SUDEMA) para futura titulação do assentamento.

Resultados da Empresa AGROPROSA

Durante a atividade, foi realizada a apresentação do resultado alcançado nos últimos trabalhos desenvolvidos da Empresa AGROPROSA. Além da  articulações institucional com Prefeituras Municipais, estão a formação, capacitação e monitoramento de Profissionais, planejamento das ações nos núcleos de território, elaboração de Projetos Técnico e sua respectiva aprovação via Banco do Nordeste/Banco do Brasil, elaboração de CAR/Georreferenciamento e por fim melhoria na sistematização de processos.