Caaporã

Caaporã-PB

Caaporã é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de João Pessoa, estado da Paraíba. Sua população em 2012 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 20.653 habitantes, distribuídos em 150 km² de área.

Geografia

O município de Caaporã encontra-se inserido na unidade geoambiental dos Tabuleiros Costeiros. O clima é Tropical Chuvoso com verão seco. O período chuvoso começa em fevereiro e términa em outubro. A precipitação média anual é de 1.634 mm. A vegetação predominante é a Floresta Subperenifólia, com partes de Floresta Subcaducifólia e transição Cerrado/Floresta.

Caaporã está inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Abiaí. Seus principais cursos d'água são os rios Papocas, Camocim, Pitanga, Dois Rios, do Galo e Goiana, e os riachos: Taberubus, Cupissura, Tamandu à e Farias, todos de regime de escoamento perene.

Economia

A cana-de-açúcar ocupa a maior parte do solo do município, embora mereça destaque a plantação de coco, lavoura de subsistência e inhame. A renda familiar é relativamente baixa, já que a maior parte da população recebe o salário mínimo.

Os desempregados, têm renda incerta e, muitas vezes, inferior ao salário mínimo, já que se empregam na cultura cíclica (cana-de-açúcar), sobrevivem da atividade pesqueira e do comércio local. A maioria da população reside em casas de um ou dois quartos, construídas a maioria hoje em alvenaria.

A ocupação média de cada residência é de quatro pessoas. A população recebe assistência médica do Hospital e Maternidade Ana Virgínia e de 09 (nove) USFs (Unidades de Saúde Familiar), localizadas em diferentes bairros e nos distritos de Cupissura e Fazenda Retirada, onde encontra-se a disposição da população vários serviços clínicos e de assistência hospitalar, porém alumas pessoas se dirigem a Capital, João Pessoa aproximadamente a 45 km de Caaporã, para obter serviços mais especializados ou quando em acidentes mais graves.

O comércio interno está em constante crescimento e as portas do desenvolvimento estão em abertas, com a chegada do distrito industrial, em plena construção aguardando a instauração de empresas oriundas de diferentes regiões do pais e a incorporação do município no polo no maior polo cimenteiro do Brasil que conta com as cidades de Alhandra, Caaporã e Pitimbú, com a intensa mineração nas unidadse produtora de cimento as obras para o novo distrito industrial de Caaporã.

Acham-se instaladas também no município a Agro Industrial Tabu S/A (Destilaria) e a Cimento campeão do grupo Lafarge S/A e atualmente a empresa de pipocas K'delicia, com isso tem ocorrido um crescente aumento no setor de construção civil tem aquecido as vendas no setor imobiliários local e uma valorização das terras.