Meio Ambiente

Meio Ambiente

Caaporã realiza a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

Caaporã sediou, nesta sexta-feira (24), a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, evento que marca a primeira etapa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, prevista para acontecer em maio. 

O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Educação do município e reuniu representantes do poder público, empresas privadas locais, além de associações, cooperativas e sindicatos.

A conferência teve como tema central a Emergência Climática e o Desafio da Transformação Ecológica, abordando os impactos das alterações climáticas no Brasil e no mundo. Durante o encontro, foram discutidos cinco eixos principais: mitigação, adaptação e preparação para desastres, justiça climática, transformação ecológica e governança e educação ambiental.

Em sua fala, o Prefeito de Caaporã, Chico Nazário, destacou a importância da conferência como um marco para o município. 

"Hoje, estamos fazendo história com a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente. Esta é apenas a primeira de muitas que virão, pois o compromisso com o meio ambiente e com a qualidade de vida das futuras gerações é uma prioridade para nossa gestão. Discutir mudanças climáticas e buscar soluções para esses desafios é essencial para construirmos um futuro mais sustentável", afirmou o prefeito.

A conferência contou também com a presença de autoridades locais, como o Secretário de Meio Ambiente, Alfredo Neto, e o Diretor de Meio Ambiente, Rogério Pedro. 

O evento se dividiu em vários momentos, incluindo palestras e rodas de debate com mediadores especializados. Entre os temas abordados, o consultor e coordenador do programa Paraíba Mais Sustentável, Dr. Paulo Dália, abriu os trabalhos com uma palestra sobre Mitigação. 

A segunda palestra, ministrada por Pedro Paulo, servidor público da Defesa Civil de Goiana, abordou o tema Adaptação e Preparação para Desastres. 

O terceiro eixo, Justiça Climática, foi debatido por Sonivagno Souza, engenheiro ambiental e ex-secretário de Meio Ambiente.

Rogério Pedro, Diretor de Meio Ambiente e estudante de Engenharia em Energia Renovável, foi o mediador do tema Transformação Ecológica. 

Por fim, Scarlet Ferreira, bacharel e licenciada em Ciências Biológicas, abordou o tema Governança e Educação Ambiental.

Após as palestras, o evento prosseguiu com a Roda de Debates, onde os participantes puderam refletir e apresentar propostas sobre os temas discutidos. Cada grupo de debate levantou entre 2 a 5 propostas para serem apresentadas durante o encerramento da conferência, com o objetivo de influenciar políticas públicas no município e, posteriormente, na etapa estadual.

O evento se encerrou com a Apresentação das Propostas, seguida de uma votação para escolher os representantes do município na etapa estadual da Conferência. Além disso, foram eleitos os suplentes, que terão um papel importante na continuidade do processo.